Organização Mundial da Saúde classifica a anorexia nervosa como Transtorno Mental e do Comportamento. A pessoa quer perder peso por causa de um desejo doentio em emagrecer e uma obsessiva aversão à obesidade .O emagrecimento excessivo enfraquece as defesas orgânicas, pela perda de musculatura , de proteínas, vitaminas e acaba levando a transtornos mentais, pela falta ou desequilíbrio de substâncias indispensáveis a uma boa saúde mental.
Os principais sinais comportamentais que podem apontar para um anoréxico, são alteração de humor, irritabilidade, ansiedade, tristeza, desânimo, tendência ao isolamento da família e amigos, desinteresse por quase tudo.No campo físico, os primeiro sinais da doença são: menstruação escassa ou irregular (ou até a suspensão dela), pele seca, palidez, tonturas queda de cabelo, interrupção de uma trajetória de crescimento (para quem ainda está nessa fase).
O auxílio médico, medicamentoso e psicoterapêutico pode levar à retomada de uma rotina normal.
Urbanização e ocidentalização pode levar a aumento das taxas de transtornos alimentares (TA). Todos os psiquiatras em áreas rurais de Bangalore foram contatados por telefone, email, ou pessoalmente para registrar informações sobre o número e a natureza dos distúrbios alimentares que tinham visto na sua prática no último ano.
Sessenta e seis psiquiatras participaram do estudo. Trinta e oito (56%) tinham a prática privada e 28 (42%) em hospitais de ensino. 45 (67%), relataram ter visto pacientes com transtornos alimentares no último ano. O número total de casos observados foi de 74. Destes, 32 foram diagnosticados como anorexia nervosa (AN), 12 como bulimia nervosa (BN), e 30 como transtornos alimentares não especificados. Dezesseis (23,5%) dos entrevistados foram da opinião de que os fatores endócrinos estavam desregulados e aumentandos em Bangalore, 18 (26,5%) sentiam-se as taxas mantiveram-se estáveis e 28 (42%) não tinham certeza.
Int J Eat Disord. 2011 Aug 30.