Quem foi Fabio Montenegro?


Um exemplo de entusiasmo pela educação
Quando pensou em criar o Instituto Paulo Montenegro em 2000, a direção do Grupo IBOPE não teve dúvidas sobre em quais mãos colocaria tão caro projeto. Foi assim que Fabio Montenegro, com todo entusiasmo que permeou sua existência, aceitou a tarefa de criar esta instituição que elegeu a Educação como seu foco principal. Como grande articulador, Fabio conseguiu reunir em torno do Instituto Paulo Montenegro os melhores talentos que, como ele, batalharam para melhorar o ensino público neste país.
Formado em Ciências Sociais e Antropologia pela Unicamp, Fabio tinha longa experiência no terceiro setor. Trabalhou com tecnologia da informação no Programa Voluntários da Comunidade Solidária, foi consultor de relações empresariais-indígenas do Instituto Ethos e consultor de alternativas econômicas para populações indígenas do Instituto Socioambiental. Antes, atuou como coordenador de software educacional na Prodam, da Prefeitura de São Paulo, e foi produtor cultural na Fundação Bienal de São Paulo. Ainda na adolescência, engajou-se na ONG Dilaram Houses, onde atuou em programas de assistência social e de recuperação de dependentes químicos no Afeganistão, Índia, Nepal, Amsterdã e Berlim.
Em todas as tarefas que abraçou, Fabio sempre deu o melhor de si. Em decorrência, veio o reconhecimento. Em 1995, recebeu o prêmio Jabuti de melhor produção editorial e, em 1992, ganhou o prêmio Estímulo de Roteiro de Cinema do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura Municipal de Campinas. Sob sua gestão, o Instituto Paulo Montenegro também recebeu o prêmio Jabuti em 2004, na categoria Educação, Psicologia e Psicanálise, pela organização do livro Letramento no Brasil, com análises sobre o INAF - Indicador de Alfabetismo Funcional.

Fabio se foi prematuramente, aos 51 anos, no dia 17 de junho de 2006. Deixou a mulher Silvia Mattiazzo, os filhos Max, Isa e Léo, e uma imensidão de admiradores que cultivou ao longo de sua vida.
Fonte: http://nepsope.blogspot.com/

Deixe uma resposta

Comente, é muito importante para o GPON saber o que você achou da postagem.