1.Qual é a principal característica que distingue o polo e quais são seus pontos fortes e debilidades?
A principal característica do polo Pernambuco/Fábio Montenegro está na sua diversidade geográfica. Já tivemos cidades como Gravatá e Bezerros que distam, respectivamente, 80 e 90 km da capital Recife, além do Cabo de Santo Agostinho (litoral). Atualmente estão sendo abrangidas cidades da região metropolitana como Camaragibe e Olinda, além de Recife. Com a ida do coordenador do polo para Garanhuns houve uma expansão, ou seja, estamos agora também no interior (agreste e sertão) com as cidades de Garanhuns, Iati, Lagoa do Ouro, São João, Vicência e Iguaracy, esta última localizada no sertão do estado. Esse fato confere ao polo uma imensa variedade de temáticas abordadas pelos estudantes em suas pesquisas, pois possuem realidades diferentes e características juvenis bem diversas. Jovens da capital e do interior, embora guardem semelhanças, têm interesses específicos. Enquanto abordam-se temáticas como, sexualidade, drogas e violência em escolas da capital, no interior do estado observam-se temas como: sítios arqueológicos, problemas com o lixo em escolas, auxílios governamentais (Bolsa Família) etc.
O que dificulta é exatamente o que caracteriza o polo, ou seja, a distância entre os dois núcleos.
Reuniões, planejamentos, formações e seminários,inevitavelmente requerem um recurso para
deslocamento da equipe de coordenação (Garanhuns e Recife).
Atualmente:
>> Colégio de Aplicação (Recife) – desde o início da formação do polo em 2003 até 2006 e voltando em 2008.
>> Escola Estadual Carlos Frederico (Camaragibe) – mesmo ano até 2010.
>> Escola Santa Mônica ( Camaragibe) – mesmo ano.
>> Escola Francisco Pereira da Costa (Iati) – em 2007.
>> Escola Estadual Instituto Presbiteriano de Heliópolis (Garanhuns) – 2010.
Outras escolas:
<< Escola São José, Escola Tabajara, Escola Madre Iva, Escola de Referência de Ensino Médio Porto Digital.
Destaque para produtos e resultados.
º Criação dos Núcleos, facilitando a organização e acompanhamento das escolas;
º Elaboração e execução do projeto de extensão da UFRPE/UAG para desenvolvimento da metodologia NEPSO;
º Contratação de estagiário e bolsista, que muito contribui para a organização do polo;
º Parceria com as Instituições UFRPE/UAG e CAp/UFPE, o que promove visibilidade para o polo, facilitando diversas ações como por exemplo, solicitação de passagens para eventos do NEPSO.
º Realização de quatro seminários estaduais.
SEMINÁRIOS FORMAÇÕES, VISITAS ÀS ESCOLAS E REUNIÕES
Apoios mais importantes (financeiros, logísticos, teóricos, filosóficos e outros).
º UFRPE/UAG com a participação de professores nas oficinas desenvolvidas nos seminários e nas formações;
º Secretaria Municipal de Educação de Vicência com apoio logístico para a execução de formações e de acompanhamento neste município;
º UFPE/CAp cedendo espaço físico e material para reuniões, formações etc;
º Coordenação Geral do NEPSO com o apoio financeiro e presença nos eventos.
2. Quais são os desafios e perspectivas do polo para os próximos anos?
A expansão é o maior desafio do polo. Com a entrada de novas cidades como Iguaracy e Vicência, que ficam mais afastadas das sedes dos núcleos. A nossa meta é encontrar estratégias de acompanhamento que efetivamente facilitem a execução dos projetos nas escolas e contribuam para que os professores desenvolvam, de forma significativa, os projetos com os estudantes. Para isso, precisamos:
º Concluir a formalização de convênio com a ação educativa para receber recursos sistemáticos;
º Concluir a formalização do projeto de extensão com a UFPE, para institucionalizar o programa naquela Universidade;
º Reformulação do seminário, inclusive com registro de ISSN para publicação dos projetos, valorizando o empenho de professores.
Fontes:IPM
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Fontes:IPM