Caminhando para a celebração do décimo aniversário em 2010, o NEPSO assume novos desafios. Foi assim que surgiu em 2008 a ideia de criar um NEPSO Multipaís para participarem, simultaneamente na realização de um estudo, os diferentes Polos NEPSO no mundo. Para isso, foi solicitada a elaboração de uma proposta de trabalho ao Polo Colômbia com a finalidade de dinamizar, a partir deste polo, a realização do estudo, proposta que é discutida com o Instituto Paulo Montenegro e Ação Educativa, para dar início ao processo da pesquisa.
Sem dúvida, trata-se de um enorme desafio não obstante as possibilidades que oferecem hoje as tecnologias da informação e da comunicação. Os polos acolheram este projeto com entusiasmo e, após dois meses do início do convite e das discussões, já se vincularam todos os Polos. Portugal, México, Chile, Argentina, Colômbia e Brasil com seus polos e núcleos em Pernambuco, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Bahia e Minas Gerais assumiram este desafio.
Foi grande o interesse dos coordenadores dos polos em realizar o processo NEPSO, que já estão participando do intercâmbio de e-mails para definir o tema, formular o problema, pensar na amostra, decidir o tipo de estudo e demais etapas da pesquisa.
Pouco a pouco, após debates sobre vários temas, a formulação do problema e do eixo do estudo foram definidos como: as relações entre juventude, educação e sociedade. Posteriormente, sobre estas três áreas surgiram diferentes propostas e a etapa atual é a de precisar o foco da pesquisa que, cada vez mais, aponta para a pergunta pela educação média que querem ou necessitam os jovens em sua imensa diversidade.
Ainda é preciso tomar outras decisões, que estão em discussão, para chegarmos a definições comuns como, por exemplo, o conceito de juventude, a realização de um único estudo multipaís ou de estudos paralelos, usando um mesmo ou diferentes questionários, os sujeitos da ação, a amostra, entre outros.
Um imenso desafio para nós, que até agora coordenamos os estudos de cada um dos projetos em nossos polos, é o de pensar em um estudo em comum, que vincule ativamente a participação de algumas escolas de cada polo, já que é neste cenário que professores e alunos efetivamente farão o estudo.
Esperamos chegar com os resultados deste processo, FEITO ENTRE TODOS E TODAS, até o final do ano escolar. Confiamos que o entusiasmo coletivo nos permita alcançá-los, superando as limitações que nos impõem o espaço, o tempo e os desafios que propõem toda esta experiência inovadora.
Por Catalina Turbay Restrepo
Coordenadora do Polo Colômbia
Coordenadora do Polo Colômbia