O tempo passou, e bullying que foi um tema tão desafiador para o GPON, está perto da sua conclusão.
Logo no início, o termo era um pouco desconhecido, mas com a colaboração de todos, o tema foi aos poucos esclarecido,discutido,citado em experiências pessoais e/ou simulações e muito comentado pelos integrantes do grupo, e daí tornava-se a estratégia para o ambiente escolar sobre um assunto tão polêmico, mas tão reconhecido no ambiente escolar.
Mas em frente veio a confecção do questionário piloto, que com alguns ajustes se tornaria o nosso questionário hábil; Realmente foi muito desafiador fazer um questionário, mas com a interação de todos foi possível a criação questionário que satisfaz as dúvidas dos integrantes .
E cada dia que passava o tema ia sendo mais desafiador, e os exemplos no cotidiano se repetiam e a necessidade de investigar e auxiliar respectivamente os agressores e as vítimas eram mais visíveis, pois na maioria os agressores, foram vítimas e só tomavam essa atitude como espécie de protesto.
Porém o GPON aceitou esse desafio quando escolheu o bullying como tema, e desde a sua apresentação para a escolha, os alunos nunca foram enganados do desafio, desafio esse, que está sendo superado, e hoje pode ser dito como praticamente concluído.
A finalização do bullying está próxima, mas com este tema esclarecido e debatido com várias escolas e com vários alunos, e as possibilidades de ocorrer o fenômeno do bullying são menores.
Nós do GPON estamos satisfeitos com o nosso trabalho e com um ar de tarefa cumprida.
Foram as escolas contempladas com a pesquisa de opinião: Timbi, Santa Mônica, Pio XII, Francisco de Paula, Frei Caneca, Santa Sofia, EREM Tito Pereira além da própria escola a EREM Carlos Frederico.
A conscientização do tema não para por aqui, até o final do ano ainda retornaremos para específicas escolas ou nos reuniremos no auditório da EREM Carlos Frederico para uma maior expansão do tema.
Publicado por: Lucas, responsável pelo e-GPON